Liberada vacina da gripe para todas as idades no município

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente informou esta semana sobre a ampliação da oferta da vacina influenza para a população não vacinada a partir de 6 meses de idade.
Uma das informações é que em 2024, a Estratégia de Vacinação contra a Influenza teve início antecipado, no mês de março, com a distribuição das vacinas para as Unidades Federadas (Regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) e seus respectivos municípios logo no início daquele mês.
Conforme apurado pelo Site AconteceuMS, devido o início precoce da vacinação em 2024, o Ministério da Saúde recomendou agora a ampliação da oferta da vacina influenza a toda a população não vacinada a partir de 6 meses de idade, a depender da situação epidemiológica nos territórios e do estoque existente da vacina e da estratégia definida pelas Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde.
“Embora, pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença”, informou o Ministério. Nesse sentido, destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros. Portanto, mesmo com a ampliação, todos os esforços deverão ser continuados para vacinar esses grupos prioritários.
Foi ressaltado também pelo órgão que esta ampliação se fundamenta no benefício que a vacinação pode proporcionar para a população não contemplada nos grupos prioritários já estabelecidos por este Ministério da Saúde, além de contribuir na redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante o período do outono e inverno. Nestes períodos as doenças de transmissão respiratórias são mais frequentes e as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, confinados, com pouca ou nenhuma ventilação natural, o que somado aos fatores já descritos, facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para a outra.
Comentários do Facebook