Multidão participou do primeiro dia do Tríduo Pascal na paróquia Nossa Senhora Aparecida

Multidão participou do primeiro dia do Tríduo Pascal na paróquia Nossa Senhora Aparecida
Foto: Site Aconteceu MS

Na quinta-feira, os católicos no mundo inteiro iniciaram a celebração do Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa.

São João Paulo II, ainda papa escreveu na carta aos sacerdotes, por ocasião da Quinta-feira Santa, de 1999, “o Triduum Sacrum, os dias santos por excelência, durante os quais misteriosamente participamos no regresso de Cristo ao Pai, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição. De fato, a fé garante-nos que essa passagem de Cristo ao Pai, ou seja, a Sua Páscoa, não é um acontecimento que diga respeito só a Ele; também nós somos chamados a tomar parte nela: a Sua Páscoa é a nossa Páscoa”.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi realizada a missa e, em seguida, a adoração foi realizada no santuário.

TRÍDUO PASCAL

Tríduo Pascal (em latim: Triduum Paschale) é o conjunto de três dias celebrados no Cristianismo, composto pela Quinta-feira santa (Missa de instituição da eucaristia e lava pés, logo após, velação ao Cristo crucificado), Sexta-feira Santa (beijo da cruz) e o Sábado Santo (vigília Pascal). O Tríduo Pascal é celebrado em memória da Paixão, morte e ressurreição de Jesus, conforme os Evangelhos.

Desde 1955, com a reforma litúrgica, o Tríduo Pascal é um tempo litúrgico mais bem definido. Após o Glória da Missa da Ceia do Senhor, na quinta-feira, todos os sinos e instrumentos da igreja são silenciados.