Há 47 anos falecia Reynaldo Massi, fundador do município

Ivinhema existe graças a visão, pensamento arrojado, pioneiro, com confiança e a fé do paulista.

Há 47 anos falecia Reynaldo Massi, fundador do município

No dia 17 de setembro de 1974, há 47 anos, falecia o fundador do município de Ivinhema, Reynaldo Massi. 17 anos antes, em 25 de novembro de 1957, Reynaldo criou uma empresa que teria a responsabilidade de realizar estudos nesta região, com planejamento das áreas de terras recentemente adquiridas e sua racional utilização. Nascia a Sociedade de Melhoramentos e Colonização (SOMECO S/A).

A empresa traçou um programa para a sua infraestrutura e a realização de um sonho: registrar elementos e condições para que o grande urbanista brasileiro Francisco Prestes Maia pudesse projetar a sede do município de Ivinhema, para uma população de 10.000 habitantes, numa área de 400 alqueires, dividida em quatro zonas distintas (área central, comercial, residencial, operária e industrial) e distribuídas então em oito bairros (Piravevê, Guiray, Vitória, Água Azul, Triguenã, Itapoã, Centro e Industrial).

No dia 23 de agosto de 1961, Reynaldo veio conhecer as terras de perto e, neste dia, pousou o primeiro avião trazendo administradores da empresa que iriam coordenar, intensificar e fiscalizar os trabalhos de derrubada. A cidade foi efetivamente fundada e emancipada em 11 de novembro de 1963, onde completará 58 anos em 2021.

Ivinhema existe graças a visão, pensamento arrojado, pioneiro, com confiança e a fé do paulista de nome Reynaldo Massi, que sempre acreditou na pujança deste Estado e desta localidade. Hoje, o município possui uma de suas principais avenidas com seu nome e também uma escola em homenagem ao seu fundador.

 

Fonte: Aconteceu MS