Dia C, Dia de Cooperar, será no em 1º de julho com várias ações no CARCA

Dia C, Dia de Cooperar, será no em 1º de julho com várias ações no CARCA

Todo ano, no primeiro sábado de julho, é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, uma celebração anual do movimento cooperativo desde 1923 pela Aliança Cooperativa Internacional. No Brasil, a data é denominada como Dia C, e tornou-se um movimento nacional de solidariedade cooperativista desde 2009.

Na semana passada, foi dado o início na preparação do dia C, no município de Ivinhema-MS, que este ano contará com a união das Cooperativas. Elas estarão unidas um prol de um único objetivo e também mostrando a força do Cooperativismo em nosso município!

Em 2022, o Dia C foi realizado com sucesso, sendo que para 2023 foi definida a data da realização em 1ª de julho (sábado), a partir das 8 horas da manhã, na sede do CARCA. Haverá Zumba, Coleta de Reciclagem, Estações com brincadeiras, Educação financeira, Saúde do homem e da mulher, Bem estar da criança e do adolescente, Saúde bucal e Corte de Cabelo.

Mais uma das ações, realizada em parceria com o CARCA, para os alunos da entidade, estará sendo arrecadado brinquedos até o dia 28/06, na Copasul, Coopercicla ou Sicredi.

Outra ação em andamento é arrecadação de roupas, cobertores e brinquedos, para posterior doação no Distrito de Amandina. As doações podem ser feitas nas unidades da Cocamar, Cresol e Sicoob até dia 01 de julho.

Segundo as cooperativas, exaltar o Dia Internacional do Cooperativismo é importante para incentivar a população ao exercício das práticas propostas. Os princípios do cooperativismo passam pelo progresso a partir do exercício da democracia, da união, do senso de comunidade e da educação.

 

DIA C

O Dia C mobiliza cooperativas de todo o Brasil em torno de ações que incentivem a intercooperação, doações e voluntariado. O objetivo da data, além de promover o cooperativismo, é impactar positivamente a sociedade. Em sua essência, o cooperativismo acredita no crescimento através da união de forças e possui a responsabilidade social de desenvolver a região.